LIVROS ELETRÔNICOS (EBOOKS PUBLICADOS NO UNI-RN)

Repositório institucional UNI-RN
(Livros editados pelo UNI-RN em diversas áreas do conhecimento)


        
 
Título:
Autor(es):
Palavras-chave:
ISBN:
Ano:
Referência:
Resumo:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Título: COVID-19 e as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos
Documento PDF COVID-19 e as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos.pdf 

Autor(es):

Sousa, Bruno Jonatan de; Paiva, Jonas Medeiros de; Costa, Taís Medeiros

Palavras-chave:

COVID-19. Boas práticas de fabricação (BPF). Segurança de alimentos. Indústria alimentícia

ISBN:

9786588305003

Ano:

2020

Referência:

SOUZA, Bruno Jonatan de de et al. COVID-19 e as boas práticas de fabricação e manipulação de alimentos. Natal: UNI-RN, 2020. 67 f.

Resumo:

Os coronavírus são um grande grupo de vírus que podem infectar animais e seres humanos. O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença COVID-19. São consideradas atividades essenciais, dentre outras, a produção, distribuição, comercialização e entrega de alimentos e bebidas, assim como a inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal. Foi diante da importância de medidas para assegurar boas práticas de fabricação (BPF) e manipulação de alimentos com foco no auxílio ao controle da COVID-19 que esse e-book compilou recomendações técnicocientífica de publicações e documentos nacionais e internacionais. O material aborda aspectos como a saúde dos trabalhadores do setor alimentício, higiene e conduta pessoal, equipamento de proteção individual, higienização das mãos, higienização do ambiente, equipamentos e utensílios, além do controle de matéria-prima, fluxo de produção, e transporte na indústria de alimentos. 

Mais


Título: Manual de orientação a trabalhos acadêmicos UNI-RN
Documento PDF Manual de orientação a trabalhos acadêmicos UNI-RN - 3ed.pdf 

Autor(es):

Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Trabalhos acadêmicos. Normalização. ABNT. Modelos

ISBN:

9788563455031

Ano:

2018

Referência:

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE. Manual de orientação a trabalhos acadêmicos do UNI-RN. 3. ed. Natal: UNI-RN, 2018. 66 f.

Resumo:

Este manual tem o objetivo de orientar o usuário na elaboração do seu Trabalho acadêmico ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) conforme modelos de padronização e apresentação de documentos realizados por meio de atividades científicas e publicadas na forma de teses, dissertações, monografias e artigos. Foi desenvolvido conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O manual também acrescenta regras de resumo, citações e referências, apresentando exemplos e dicas para elaboração dos trabalhos acadêmicos em geral. As normas da ABNT tem por objetivo propor padrão para a realização dos trabalhos, promovendo assim a avaliação dentro de um mesmo parâmetro. As principais normas da ABNT que tratam dos trabalhos acadêmicos são: NBR 6022, de 2018, regulamenta a apresentação de artigo em publicação periódica científica; a NBR 6023, de 2002, que trata da indicação das referências utilizadas no trabalho; a NBR 6024, de 2012, que apresenta o sistema de numeração progressiva das seções de um documento escrito; a NBR 6028, de 2003, trata das informações sobre o resumo; a NBR 10520, de 2002, que regulamenta a apresentação das citações quanto à sua forma; e a NBR 14724, de 2011, que especifica os princípios gerais para a elaboração e formatação dos trabalhos acadêmicos e sua divisão em partes pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Mais


Título: Estimulando o Desenvolvimento Motor no Primeiro Ano de Vida
Documento PDF Estimulando o desenvolvimento motor no primeiro ano de vida.pdf 

Autor(es):

Alves, Carla Ismirna S.

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor. Bebê. Estimulação precoce.

ISBN:

9786588305041

Ano:

2021

Referência:

ALVES, Carla Ismirna S. et al. Estimulando o desenvolvimento motor no primeiro ano de vida. Natal, RN: UNI-RN, 2021. 18 p.

Resumo:

As Clínicas Integradas do UNI-RN, professores e alunos do curso de Fisioterapia do UNI-RN e pediatras neonatologista do Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) Natal/RN, no primeiro semestre de 2016, iniciaram um projeto de extensão para atender às crianças com microcefalia por presumível contaminação da mãe pelo Zika vírus, durante a gestação. A relação entre o Zika e a Microcefalia em recém-nascidos é motivo de estudos e pesquisas no Brasil e em outros países, desde o final do ano de 2015, quando se observou um aumento de nascidos com microcefalia, inicialmente no estado de Pernambuco, expandindo-se, posteriormente, para outros estados da região Nordeste, e depois para outras regiões do Brasil. Para melhor orientar as mães e/ou cuidadores, em relação ao desenvolvimento motor e sensorial dos recém-nascidos, foi elaborada cartilha educativa. Seguindo as orientações apresentadas, pode-se realizar, em casa, os exercícios de estimulação. Esta cartilha é direcionada para a estimulação precoce de bebês prematuros, nascidos com microcefalia ou outras patologias neurológicas.

Profª. Romeica Cunha Lima Rosado

Diretora das Clínicas Integradas do UNI-RN

Mais


Título: Otto de Brito Guerra : garimpo de ideias e reflexões
Documento PDF Otto de Brito Guerra - garimpo de ideias e reflexões.pdf 

Autor(es):

Oliveira, Fábio Fidelis de ; Silva, Marcelo Maurício (Org.)

Palavras-chave:

Direito. Otto de Britto Guerra. Filosofia. Sociedade.

ISBN:

9786588305072

Ano:

2021

Referência:

OLIVEIRA, Fábio Fidelis de; SILVA, Marcelo Maurício (Org.). Otto de Brito Guerra : garimpo de ideias e reflexões. Natal: UNI-RN, 2021. 108 f.

Resumo:

O Professor Otto de Brito Guerra, natural da cidade de Mossoró, do estado do Rio Grande do Norte, exerceu, além de suas atividades jurídicas vinculadas à prática profissional da advocacia, uma interessante produção bibliográfica materializada não só nas obras “Epopeia e Tragédia do Nordeste”, “A Batalha das Secas”, “Divórcio e Desajustamento Familiar”, “Vida e Morte do Nordestino”, como também nos artigos publicados nos jornais “Tribuna do Norte” e “A Ordem”. Desta vasta produção, devemos destacar a sondagem da situação política e jurídica nordestina (a problemática das secas, o ordenamento jurídico, as dificuldades regionais, e abordagens geográficas, sociais e antropológicas próprias aos habitantes do nordeste do Brasil) e os apontamentos que tocavam a sua produção como docente (titular da cátedra de Direito Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte), sobretudo aqueles relacionados com o direito de família, sucessões e a chamada “doutrina social da igreja”, âmbito específico do seu ensino na formação eclesiástica católico-romana, realizada pela arquidiocese de Natal, pelo seminário São Pedro...


Mais


Título: Direito, cultura e memória - estudos em homenagem ao prof. Câmara Cascudo
Documento PDF Direito, cultura e memória - estudos em homenagem ao prof. Câmara Cascudo.pdf 

Autor(es):

Oliveira, Fábio Fidelis de (Org.)

Palavras-chave:

Direito. Câmara Cascudo. Cultura. Memória.

ISBN:

9786588305096

Ano:

2021

Referência:

OLIVEIRA, Fábio Fidelis de. Direito, cultura e memória - estudos em homenagem ao prof. Câmara Cascudo. Natal: UNI-RN, 2021. 73 f.

Resumo:

O UNI-RN e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDL – realizaram, em 16 de abril de 2016, o I Encontro Luso-Brasileiro “Direito, Cultura e Memória”: Homenagem ao Professor Câmara Cascudo. O evento ocorreu na capital portuguesa, em auditório da FDL, com o apoio do Instituto de Direito Brasileiro daquela Universidade, e contou com a presença e a participação de professores e alunos das duas instituições, além de discentes e docentes de países da África interessados no tema do Encontro. Em primeiro plano, há de se ressaltar o apoio, o empenho e a contribuição intelectual do Professor Doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto, presidente do Instituto de Direito Brasileiro da FDL para a concretização e o total sucesso do Encontro. Ao preclaro Professor Vera-Cruz a gratidão e os louvores do UNI-RN...


Mais


Título: Universidade e civilização
Documento PDF Universidade e civilização.pdf 

Autor(es):

Cascudo, Luís da Câmara

Palavras-chave:

Centro universitário do Rio Grande do Norte. Discursos. Ensaios e conferências

ISBN:

9786588305089

Ano:

2021

Referência:

CASCUDO, Luís da Câmara. Universidade e civilização. Natal: UNI-RN, 2021. 25 f.

Resumo:

Instituição acadêmica muito jovem - tem apenas 17 anos de vida - o Centro Universitário do Rio Grande do Norte UNI-RN segue os caminhos da qualidade em todas as suas ações educacionais. Vinculado à Liga de Ensino do RN, entidade centenária no campo da educação, o UNI-RN detém ótimos indicadores no sistema nacional de avaliação do Governo Federal. Agora, o Centro Universitário se lança na busca da internacionalização, a exemplo do recente convênio de intercâmbio assinado com a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Assim, dentro dos termos desse convênio, as duas instituições realizarão, em 19 de abril de 2016, o I ENCONTRO LUSO -BRASILEIRO "Direito, Cultura e Memória": Homenagem ao Professor Câmara Cascudo, tendo à frente o Professor Fábio Fidelis, pelo UNI-RN, e o Professor Eduardo Vera -Cruz Pinto, pelo Instituto de Direito Brasileiro (IDB), da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL)...


Mais